
Como forma de melhorar o desempenho e a forma física, os suplementos alimentares e os anabolizantes são amplamente utilizados, e apesar dos anabolizantes serem utilizados ilegalmente, há uma nova tendência em utilizar os suplementos nutricionais como uma alternativa legal para “ativar” os mecanismos anabólicos do organismo.
Embora estudos demonstrem melhora no rendimento esportivo em consumidores de suplemento alimentar e anabolizante, alguns questionam seu uso e outros recomendam a realização de trabalhos que determinem a função e os efeitos desses produtos no organismo.
Diversos suplementos estão disponíveis para praticantes de atividade física, segue abaixo a descrição dos mais comuns, bem como a sua função no organismo.

Termogênicos: são substâncias que aumentam a temperatura corporal, ocasionando uma maior queima de calorias e reduzindo o apetite. Seu uso excessivo pode ser perigoso, já que em sua composição está a efedrina.
Aminoácidos são unidades que formam as proteínas. São importantes para a síntese de massa muscular.
Suplemento de Carboidrato: tem como finalidade servir de fonte de energia para a célula. Ele é formado pela combinação de resíduos de glicose. Através de sua hidrólise, tais compostos acabam redundando grande número de moléculas de glicose independentes.
Creatinas: Através do saturamento de creatina, o músculo se torna mais forte e se recupera mais rapidamente de esforços físicos. A Creatina também aumenta o volume muscular por atrair água para dentro da célula, talvez por sintetizar proteína mais rapidamente e evitar a sua quebra.
Hipercalóricos: são suplementos com alta concentração calórica, podendo proporcionar até 4.000 calorias por dose. Possuem uma composição rica em carboidratos e proteínas, o que garante ao consumidor mais massa muscular e um aporte energético mediante treino.
CLA: produz aumento na massa corporal magra, diminuição do acúmulo de gorduras e tem um papel importante no crescimento muscular. Existem evidências que o CLA inibe o mecanismo que leva o organismo a acumular gordura e faz com que ele use nossas reservas de gordura como fonte de energia.
IMPORTANTE: o consumo de suplementos deve ser supervisionado por nutricionista ou médico. Além disso, são indicados APENAS quando não há a possibilidade de se obter tais nutrientes pela alimentação. De modo geral, a indicação aplica-se apenas a atletas de alto desempenho.
Fontes: Nutricenter, Rev. Bras. de Ciência e Mocvimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário